O que é NVIDIA PhysX?
O NVIDIA PhysX é uma poderosa mecanismo de física, que introduz a física em tempo real nos mais modernos jogos para PC e para console. O software PhysX é amplamente adotado por mais de 150 jogos. Com mais de 10 mil desenvolvedores de todos os tipos, é compatível com Sony Playstation 3, Microsoft Xbox 360, Nintendo Wii e PC. O PhysX é otimizado a fim de acelerar o hardware através de processadores com alto nível de computação paralela( Placas da Nvidia ¬¬), mas vale lembrar que também pode ser executado via processador, o que resulta em uma grande perda de frames.
Bem, antigamente o PhysX não pertencia a grande Nvidia, na verdade ele era de uma empresa chamada Ageia, após algum tempo a mesma foi a venda, e imagine só, a AMD não quis comprar. Já imaginou se da uma doida na AMD e ela compra a Ageia e assim comprava também o efeito PhysX. Mas na época, essa história de física em tempo real, principalmente em jogos, não parecia ser algo de muito potencial, mas ai a Nvidia teve um lampejo e disse "isso ainda vai me dar um bom lucro" e como um gato, foi lá e comprou a Ageia e todos os produtos ligados a tecnologia PhysX. Após a aquisição, Nvidia implanta em suas placas os chips da tecnologia comprada da Ageia. E hoje o PhysX é mais uma das cartas na manga da Nvidia.
Muito se especula de que o desempenho do PhysX rodando no processador é sabotado, para fazer com que a queda de frames seja tão grande que você prefira comprar uma placa da Nvidia, mas segundo os desenvolvedores da Nvidia PhysX isso é apenas um mito, na verdade a queda dos frames é resultados da diferença de linguagem utilizada na criação do PhysX. Mas com os avanços e a grande cobrança do publico que não tem uma Nvidia no pc, vem sendo desenvolvidas melhorias no programa, que fazem com que a queda no desempenho seja amenizada. Mas atualmente, se você quiser rodar os efeitos do PhysX, sem perder frames, terá de adquirir uma placa da Nvidia.
Em entrevista, a AMD disse não se preocupar com o PhysX, e que ele não representava nenhum risco para a empresa. Mas AMD também tem algo na manga, alguns anos atrás, saiu na mídia que a AMD estaria trabalhando em um programa parecido com o PhysX, conhecido como Bullet. Tal programa ficou meio obscuro, pois pouco se sabia. Atualmente ele é utilizado na engine HAVOK, além de ser também utilizado no meio profissional, programas como 3D MAX e MAIA utilizam o Bullet para simulação de física, lembrado que é um plugin adquirido separadamente. Mas pelo menos até agora, o PhysX ainda esta reinando quando o assunto é física em tampo real, pois alem de adicionar efeitos de física realistas, ainda aprimora a parte visual dos games com partículas, pelagem, líquidos e por ai vai.
Segue um vídeo demostrando os efeitos PhysX em jogos.
Comentários
Postar um comentário